Thursday, November 25, 2010

Para recordar...Anos 90 (Portuguese)



Um pedido antes de mais nada: leiam esse texto escutando essa trilha sonora que eu preparei especialmente para tornar os flashbacks ainda mais intensos - clique aqui
Apertou o play? Então vambora!

Anos 90...Ah, como era boa essa época não?


Anos incríveis que ficavamos horas e horas brincando na rua de pique-esconde, policia-ladrão, pulando com os famosos pogobols e comendo chocolate Lollo ou Surpresa...
Enquanto isso na televisão anunciava que o Plano Collor seria a "salvação" para a nossa inflação cada vez mais alta. Nos tele-jornais internacionais só falam da unificação das Alemanhas e a desunificação da União Soviética. E uns anos depois surge a chocante noticia que clonaram uma tal ovelha chamada Dolly. O MercoSul entra com força total enquanto os NAFTA's tentam nos empurar uma ALCA acima dos sulamericanos. E nós, seres ainda juvenis, começamos a dura jornada de aprendizado do computador, com disquetes A e B de 2KB, aprendendo comandos em DOS como: "C: \>dir", para saber o conteúdo do computador ou disquete e depois tentar jogar "Prince of Persia".

O cometa Halle-Bopp passa pertinho do Sol após 4.200 anos e quase ninguem consegue ver. No mesmo ano em que choramos a perda de um dos heróis nacionais do automobilismo, pulamos de alegia porque conquistamos o tetra-campeonato na Copa do Mundo de Futebol. Ficamos abismados com os tênis M2000 e Rainha que possuem amortecedores, além de outros como o Le Cheval que tem uma lâmpada vermelha que acende quando pisa. Ficamos tristes de não ganhar um Super Nintendo de Natal (meninos) ou na versão feminina, a boneca da Eliana. Enquanto temos ódio do Jorge e da Maria Joaquina no Carrosel, sonhamos em ser como o Lucas (Mundo da Lua) ou na versão feminina a Maria Carolina (Sonho Meu). Começamos frequentar as famosas festinhas (Festa Americana) em que há cadeiras espalhadas pelo salão de festas (ou sala), e você tem que chamar a menina para dançar senão vai acabar dançando solitariamente com uma vassoura. Geralmente a trilha sonora era composta por Bon Jovi, Roxette, INXS e Paralamas nas horas românticas, e na hora de pular e agitar como loucos era com Mamonas Assassinas e Green Day. Fora quando tocava MC Hammer com o hit "You can't touch this", íamos a loucura! Ah, detalhe importante: meninos levavam refrigerante e meninas doce ou salgado (não sei quem inventou essa regra, mas agradeço até hoje pois para nós, meninos, era muito conveniente).

Aprendemos que a Internet é um mundo sem limites, e fazemos mil perfis no MIRC e IRC, decoramos o nosso número do ICQ para poder adicionar as gatinhas(os) e bater um papo "on-line" (palavra nova!). As nossas mães reclamam que ficamos tempo demais utlizando a linha telefônica por causa da internet discada e começamos a madrugar pois alguns amigos legais nos avisaram que a partir da meia noite a cia. telefônica só cobra um pulso até as 6 da matina. Descobrimos um canal que só passa música maneira (MTV), pra não ficar assistindo as porcarias que passam no Programa do Gugu e do Faustão. Gera Samba entra com tudo no topo das paradas apresentando ao mundo a Dança do Tchan e a Dança do Bumbum, enquanto viámos na MTV, o Cazé Peçanha desligar na cara dos telespectadores no programa chamado "Teleguiado" (Na Caaaaaaaaaraaaaaaaaaaa, Na caaaaaraaaaaa!!!). Acompanhávamos assiduamente o DiskMTV as 6 horas da tarde com a estonteante Sabrina Parlatore. Culpamos o Ronaldo Fenômeno por não conquistar o Penta na França. As meninas não paravam de falar nos Backstreetboys e N'sync, e os garotos ficam deslumbrados com boom da punk music com The Offspring, Green Day, Blink 182, Bad religion, sem contar no Grunge do Nirvana um pouco antes e as músicas maneiras de um grupo que fazia homenagem a geléia que a avó fazia (Pearl Jam). Ouvimos pela primeira vez a palavra Pentium , e achamos que é alguem falando "pente" errado. Ficamos babando pelo fato de que há uma chance de vivermos em uma das luas de Júpiter, como a sonda Gallileu mostrou. Ouvimos que um tal de "GreenPeace" luta pela conservação ambiental e põe em cheque as decisões tomadas na Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Achamos tudo isso irado e queremos lutar pelo meio ambiente e quase largamos tudo para ir com eles pular de paraquedas em navios petroleiros. E por final, achamos que todos os relógios e computadores do Mundo iriam parar na virada do Ano 2000 por causa do "Bug do Milênio" e iríamos morrer em decorrência disso.

Uma década e tanto, não?
Pois é, já fazem uns 20 anos que tudo isso começou...E com certeza esqueci de mencionar outros milhões de fatos marcantes, todavia esse texto era só para te lembrar uma coisa: estamos ficando velhos.

Escrevi no mail mesmo porque fiquei com preguiça em abrir o Word...Se quiserem passar para alguém não precisa pedir permissão. Os direitos são de todos!

Abraços,

Cassio

No comments: